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    Como ser um bom healer

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    MrViSiBLe
    Fundador ViSiBLe
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    Como ser um bom healer

    Mensagem por MrViSiBLe em 1/3/2011, 20:44

    Bom para começar conhecemos
    quatro classes capazes de serem healers, não venho aqui dizer qual a
    melhor, mas sim ajudar a ser bom em qualquer uma delas.

    Vamos começar com alguns termos que precisamos entender antes de começar
    a ler o tutorial, sempre se familiarize com os termos, pois eles são
    essenciais em qualquer bom healer.

    HoT - Heal over Time = Cura por tempo (Onde o healer dá cast em um spell
    que cura instantaneamente e também dá um heal menor por segundo.
    MP5 - Mana Regen per 5 seconds = Regeneração de Mana durante o combate, a cada 5 segundos.
    GCD - Global Cooldown (1.5 segundos normalmente, mas pode variar de acordo com a classe usando talent points e haste rating.)
    Res or Rez - Resurrection Spell (O Spell que ressuscita um amigo, esse todos devem conhecer, é essencial)
    Spec - Specialization (É a sua escolha de talentos, itens, e etc.)
    Crit - Critical heal (x1.5 healing)
    Resto - Restoration, a healing druid
    Roll – Deixar um buff "roll" quer dizer sempre manter o buff,
    constantemente ativo, sem nunca deixar o seu tempo acabar antes de
    buffar de novo.
    Fall off - Um buff "falls off" quando o seu tempo acaba e não buffam de novo.
    HpM – A quantidade máx de um spell healing, dividido pelo custo de mana.
    HpS - A quantidade máx de um spell healing dividido pelo seu tempo de casting, ou a duração de seu HoT.

    O Básico

    1- Monitorar a Health Bar (Barra de “Saúde”) dos players

    Se seu papel principal é healar o grupo, seu foco principal é monitorar a
    health bar dos players do seu grupo, nem se preocupe com os mobs que
    eles estão lutando. Monitore constantemente a barra de saúde de todos e o
    heale de acordo com a sua necessidade, não deixe a barra de nenhum
    deles ficar menor que 50%, o risco será muito grande. Mas tenha sempre
    em mente também a rapidez com que a barra de cada jogador está
    diminuindo, dê importância aos que mais precisam, tudo será a partir de
    seu julgamento.
    Também preste atenção na sua própria barra de saúde, pois dependendo do
    Boss e suas magias ou skills, ela poderá sofrer algum dano. Tente sempre
    preservar seus heals para os outros players, os que estão na luta
    corpo-a-corpo, eles é que precisarão mais.

    2- Monitorar a Health Bar dos pets

    Os pets de hunters e warlocks podem ser tão importantes para o grupo
    quanto seus mestres, afinal eles são como jogadores a mais, causando um
    dano razoável e sem prejudicar a raid em sí. Trate-os como outros
    membros do grupo, especialmente se eles estiverem tankando ou servindo
    de off-tanker no seu grupo. Os hunters e warlocks ficarão mais felizes
    se não tiverem que se preocupar nem gastar sua mana ou possivelmente um
    Soul Shard para reviver ou resummonar seus pets, e darão mais atenção a
    causar grandes danos no boss. Mas por mais que os pets sejam importantes
    eles tendem a ficar em segundo plano em termos de prioridade, quando
    precisamos salvar a vida de alguem, players sempre vêm primeiro.

    3- Use o equipamento apropriado

    Sua efetividade como healer vai depender diretamente do equipamento que
    você usa. Você, como healer, precisa de muito Spirit e um pouco de
    +healing spell itens para maximizar o seu potencial de cura quando em
    grupo. Um intellect maior irá aumentar a sua Mana total, enquanto mais
    Spirit vai melhorar a regeneração da sua mana.
    Então se a sua build de talento exige outras coisas além de intellect e
    spirit, considere ficar equipado com um item adicional para equipar
    sempre que você for ficar como healer principal. Isso é essencial para
    druidas com specs feral, que preferem strength e stamina do que
    intellect e spirit.

    4- Saiba quem é dispensável

    Todas as classes trazem algo único para o grupo e o seu dever é manter
    todos vivos, mas infelizmente o papel que cada um exerce num grupo não é
    equivalente aos outros, ainda mais quando temos que decidir quem deverá
    morrer. Suas prioridades, listadas das mais importantes para as menos
    importantes, incluindo os papeis seguintes que são feitos pelas classes
    respectivas:

    Você mesmo – Lembre-se, a sobrevivência do grupo (e possivelmente sua ressurreição) depende inteiramente de você.

    Main Tank (MT) - Warriors, Feral-specced Druids na sua forma de urso,
    Protection-specced Paladins (e Shamans em uma outra extenção)

    Off Tank – Warriors secundários, Druids na sua forma de urso, Paladins,
    Shamans, Hunter Pets, Voidwalker ou Felguard (Warlock pets)

    Melee DPS - Rogues, Shamans, Druids na sua forma de gato (cat form),
    Fury-specced Warriors (geralmente usando duas espadas ou uma espada de
    duas mãos), Hunter Pets, Succubus (Warlock pet)

    Range DPS- Hunters, Mages, Warlocks, Priests, Imp (Warlock pet)

    Use a listagem acima como um guia solto, geralmente você irá perceber
    que algumas classes trazem algo crucial para um boss específico. Isso
    poderá fazer deles um elo mais importante em uma corrente, por exemplo,
    um mage com o seu 'Polymorph poderá ser mais importante que um rogue ou
    shaman, por que o seu crowd-control (“controle de multidões”) é
    essencial em um boss específico.
    Gerenciando sua mana e os mobs

    5. Use healing spells eficientes

    Sua mana é a sua “linha vital” e também a de todos do grupo. Então deve
    ser manuseada e gerenciada cuidadosamente. Alguns spells irão curar mais
    eficientemente quando usados em classes e tipos de armaduras
    diferentes. Isto é comandado pela rapidez do casting, o tipo de heal e a
    sua potencia também.

    Veja que outros healing spells se tornam disponíveis com algumas raças e
    talentos, mas para o propósito deste tutorial, nós vamos nos focar nos
    spells disponíveis para todos os priests/druids, não importando a sua
    build.

    Priest »
    Renew - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
    Flash Heal – heal rápido, menos potente
    Lesser Heal – heal regular, menos potentes em níveis baixos (obsoleto em níveis altos)
    Heal – heal devagar, com potência moderada em níveis baixos(obsoleto em níveis altos)
    Greater Heal – heal devagar, muito potente
    Prayer of Healing – heal em grupo devagar, potência moderada
    Binding Heal – heal rápido + auto-heal, potência moderada
    Prayer of Mending* - (buff) heal de grupo instantâneo, menos potente (designado para uso in-combat)

    Druid »
    Rejuvenation - (buff) heal over time instantâneo (HoT), menos potente
    Regrowth - (buff) heal regular /HoT combo, potência moderada
    Regrowth é melhor do que Healing Touch para druidas na sua forma Tree of Life
    Healing Touch - heal devagar, muito potente
    Lifebloom - (buff) HoT instantâneo/ heal regular combo, potência moderada (threat muito baixa)
    Tranquility – heal de grupo canalizado, de menos potência até maior
    potência (dependendo da quantidade de tempo em que é canalizado; máximo
    de 10 segundos)

    Devido a uma variedade reduzida de healing spells, alguns druidas se
    utilizam de hotkeys em seus ranks mais baixos de 'Healing Touch' ou
    'Regrowth' para melhorar suas opções de cura. Durante os níveis médios
    'Healing Touch' rank 3 e 4 são particularmente uma boa escolha, já que
    eles tem um casting time mais rápido do que em ranks mais elevados.
    Se você quiser ser o “bam-bam-bam” da história, considere usar os spells seguintes para cada tipo de armor:

    Cloth-wearers:
    Mage, Warlock, Priest (note que alguns Druids e Shamans podem usar cloth dependendo de sua build)
    Já que cloth-wearers são muitos frágeis, é melhor utilizar heals rápidos
    como 'Flash Heal' (priest). Já que eles geralmente tem menos
    hit-points, HoT spells funcionam muito melhor quando são usados assim
    que o player começa a levar dano. 'Regrowth' (druid) funciona bem das
    duas formas, já que é rápido e é um HoT spell.

    Leather-wearers:
    Druid, Rogue, Hunter (pre-40), Shaman (pre-40)
    Leather-wearers podem agüentar um pouquinho mais de dano, mas também
    tendem a ser frágeis. Use uma combinação de heals rápidos, HoTs e heals
    regulares e um heal devagar e potente quando a situação pedir isto.

    Note que Druids na sua Cat form também seguem este modelo.

    Mail-wearers:
    Warrior (pre-40), Paladin (pre-40), Hunter (40+), Shaman (40+)Players
    que usam mail podem agüentar uma quantidade relevante de dano. Heals
    regulares como 'Heal' (priest) e ranks mais baixos de 'Healing Touch'
    (druid) juntamente com heals mais vagarosos como 'Greater Heal' (priest)
    e ranks mais elevados de 'Healing Touch' (druid) fazem maravilhas
    quando as barras de saúdes dos players começam a ficar abaixo dos 50% do
    total. HoTs também podem ser usados logo após eles começarem a pegar
    dano.

    Veja que Druids na sua Bear form (pre-40) e Moonkin form também seguem este modelo.

    Plate-wearers:
    Warrior (40+), Paladin (40+)
    Aqueles que usam plate armor podem absorver a maior quantidade de dano.
    Assim como mail-wearers, heals devagar bem usados são perfeitos para
    mante-los em uma boa forma para lutar. HoTs também podem ser bons quando
    sua barra de saúdes está alta, mas baixando vagarosamente.

    Veja que Druids na sua Dire Bear form (40+) também seguem aquele modelo.

    Pets:
    Controlados por Hunter e Warlock
    Como já foi dito antes os pets também devem ser healados, mas eles
    tendem a ser mais dispensáveis que os players, ou seja entre healar um
    pet e um player, sempre dê a preferencia a um player, mas não se esqueça
    dos pets. Se mantenha nos HoTs e um heal regular ou um heal devagar
    ocasionalmente se você puder guardar mana e o pet precisar muito de um
    heal.

    Se alguem do seu grupo sofrer dano, considere usar um heal de grupo,
    como por exemplo 'Tranquility' (druid) ou 'Prayer of Healing' (priest).
    Um heal de grupo bem utilizado pode realmente preservar a sua mana pool.

    Priests » Quando você não tiver mais tempo para curar alguem (a saúde do
    players ficar abaixo de 25% e continua a cair), considere usar 'Power
    Word: Shield' (PW:S) para salvar o player. Porque este é um spell de
    cast instantâneo, e pode dar um shield imediatamente para o membro do
    grupo por um dano adicional e dar a você o tempo que você precisa para
    administrar um heal. Mas tente deixar isto para emergências, já que ele é
    um spell caro.

    6. Evite o overhealing (“curar demais”)

    Como eu já disse antes, a chave para se tornar um bom healer é preservar
    a sua mana e um dos maiores motivos de desperdício de mana é o
    overheal, que nada mais é que healar demais desnecessariamente
    Overhealing ocorre quando você dá um heal potente em um player que
    sofreu um dano pequeno, por exemplo, um jogador tem mais que 70%-80% de
    HP. É claro que fazendo isto a sua barra de saúde irá voltar aos 100%,
    mas o spell vai healar mais do que necessário, e em uma luta difícil
    você ficará se arrependendo de ter gasto tantos heals potentes
    desnecessariamente bem no começo da batalha. Mas com um pouco de
    cuidado, este mal hábito de overheal pode ser evitado, ainda mais tendo
    uma ferramenta em mãos que nos ajude. Esta ferramenta existe, e muitos a
    usam sem saber de seu potencial, é o X-pearl AddOn, configurando ele
    corretamente você poderá por as “casting bars” para aparecer no nome de
    cada jogador do seu grupo. Aparecerá então o spell que o player está
    usando e o tempo de casting, isso ajuda a prevenir que duas pessoas usem
    um heal potente ao mesmo tempo, e previne para que não haja desperdício
    de mana. Caso os healers se coordenem bem, e aprendam a sincronizar o
    heal, poderão fazer um heal seguido do outro, e ainda assim reservando
    mana para as horas críticas.

    Use HoTs- Heal over time spells são preferíveis para se usar quando a
    health dos players está caindo lentamente 75%85%. Se, entretanto, a
    saúde deles estiver caindo rapidamente, é melhor usar um heal potente
    nas horas certas.

    Cronometre os seus heals bons- Cronometre bem os seu heals regulares e
    lentos, para que eles tenham seu cast quando o player tiver sua saúde em
    50%-60%. Veja que quanto maior for o casting time do seu heal, o mais
    cedo será necessário que ele seja usado, então para que ele tenha efeito
    nesta margem de 50%-60%, você terá que usa-lo quando a saúde dele
    estiver em cerca de 70%-78%, assim você, nem ele correrão riscos. Então
    se a saúde do tanker estiver caindo rapidamente de 90% a 80% a 70% a
    cada 2 segundos, e você precisa usar um heal potente com um cast de 3
    segundos, então você deverá dar cast quando a saúde dele estiver
    exatamente em 70%-75% (para não correr riscos de cair demais). Mas não
    deixe esses cálculos te intimidarem, não se preocupe muito com eles, com
    um pouquinho de prática você verá como se tornará mais fácil avaliar
    cada situação.

    Use heals de rank menor- Usar um heal com um rank menor, também poderá
    ajudar a evitar o overhealing. Isto é especialmente útil para heals de
    grupo, como o 'Prayer of Healing' spell dos priests, quando o seu rank
    maior poderá ser mais do que o necessário para trazer a maioria do grupo
    próximo de sua saúde full.

    7. Dê um cast em ondas no seus spells

    Enquanto você estiver em combate, você regenera a sua mana com o tempo,
    mais vagarosamente do que se você estivesse fora de combate. Então,
    equilibre bem a sua eficiência do cast e a sua regeneração de mana,
    considere usar os seus spell em ondas, dando um tempo para que recupere
    ao menos parte da mana, se possível revese com os outros healers do seu
    grupo.

    A razão primária para que isso funcione é devido a regra de 5 segundos.
    Este principio diz que os 5 segundos seguidos do começo do cast de
    qualquer spell com um custo de mana você não conseguirá regenerar esta
    mana. Entretanto, depois deste 5 segundos, o seu spirit entra em ação, e
    começa a, vagarosamente, recuperar esta mana perdida. Quanto mais
    spirit você tiver, mais rápido você ira regenerar a sua mana pool.
    Por exemplo, se você der cast em dois ou três spells, um atrás do outro,
    e depois der uma pausa de 4 segundos para dar um pouco de hit no mob
    com a sua arma, você não vai recuperar nenhuma mana. Entretanto, se você
    der o mesmo cast nos spells, e depois der uma pausa de pelo menos 6
    segundos ou mais, você verá que a sua mana começará a regenerar. Quanto
    mais você esperar antes de dar cast em outra rodada de spells, mais mana
    você irá recuperar.

    Para sentir melhor este principio, tente experimentar. Pegue um mob ou
    dois fáceis, e fique de olho na sua mana, depois de dar cast em alguns
    spells. Então você começara a ver o padrão de regeneração de mana
    baseado nesta regra de 5 segundos. Isto além de tudo também o ajudará a
    reduzir o seu período de baixa, durante lutas.

    8. Controle o seu aggro

    Você não poderá healar efetivamente se você estiver sob ataque de mobs.
    Então controlar seu aggro é essencial. Para controlar o nível do seu
    threat, você precisa primeiro entender como funciona o aggro. A geração
    do seu threat é baseado em três coisas:

    1. O dano que você causa- Damage over time (DoT) (Dano com o tempo)
    spells geram aggro mais vagarosamente do que os spells de dano normais.
    Como uma regra geral, sua wand ou arma qualquer gerará menos dano do que
    os seus spells. Então como um healer, você servirá melhor ao grupo
    mantendo o dano ao mínimo possível, deixando os outros causar o dano
    deles primeiro. Deixe-os gerar um pouco de threat antes de juntar-se a
    eles na luta com o dano que você causa para ajudar.

    2. Os seus healing spells. Como os damage spells, heal over time (HoT)
    spells geram aggro mais vagarosamente do que healing spells normais.
    Então de qualquer maneira use 'Renew' (priest) e 'Rejuvenation' e/ou
    'Lifebloom' (druid) frequentemente. Entretanto, diferente dos damage
    spells, os healing spells geram threath para TODOS os mobs dentro do
    alcance deste spell, ao invés de um único mob. Isso pode significar um
    grande risco para um healer zeloso demais com o grupo, então heale
    somente quando e se necessário.

    Então deixe que o main tank gere threat o suficiente contra todos os
    mobs ANTES de você começar a usar os seus non-HoT heals (non-HoT são
    aqueles que não são HoT). Alguns players se sentem mais a vontade não
    usando nenhum heal, HoT ou non-HoT, até que o tanker tenha deixado o
    aggro em todos os mobs em um nível seguro.

    3. Seu nível e o raio de alcance. Quanto de mais baixo nível você for,
    maior será o raio de alcance do seu aggro. Independentemente do seu
    nível, como um healer, você não quer aggro. Então se mantenha atrás do
    seu grupo, deixe que os outros fiquem no calor da luta. E se o seu nível
    for baixo, fique BEM LONGE. Heals tem um bom alcance, você pode se dar
    ao luxo de ficar bem atrás.

    9. Para não entrar em Pânico.

    Assim que você começar a controlar seu aggro, eventualmente você terá
    que lidar com um ou dois mobs que simplesmente não largam do seu pé.
    Vamos começar com o que NÃO fazer:

    1. Não corra. Correr pode significar o suicídio do grupo todo. Quando
    você corre, o main tank (ou off tank) tem muito mais dificuldade em
    puxar o mob que está te atacando para ele mesmo. Além disso, você não
    pode healar seu grupo se estiver correndo! Pior ainda, você pode acabar
    atraindo mais mobs para você.

    2. Não se heale. (a menos que você tenha esgotado todas as suas opções e
    esteja perto de morre.) Healar a sí mesmo pode iniciar um ciclo de
    futilidade. Quanto mais você se healar, mais aggro você vai gerar e mais
    saúde vai perder para os mobs que estão te atacando. Além do mais, os
    mobs que estiverem lhe atacando serão mais e mais difíceis de serem
    aggrados por outros players.

    3. Não use 'Psychic Scream' (priest). Esta é uma opção de pânico ótima
    para quando você estiver healando solo ou quando estiver em PvP, mas
    quando usado em PvE isso pode fazer as coisas ficarem bem pior. (Veja a
    sessão 16 para detalhes)

    Então o que você deve fazer?

    1. Chame por ajuda. Use um macro simples para alertar os outros players
    de que você precisa de ajuda. Todos os healers principais devem ter uma
    hotbar com o seguinte macro de ajuda:
    /helpme
    /s Aqui! Estão me atacando!
    Com este macro, os membros de seu grupo irão ver o seu grito de ajuda em
    laranja, imediatamente seguido pelo texto, “[nome do player] says:
    Aqui! Estão me atacando!” em branco. Já que usamos um comando “say”, o
    nosso grito de ajuda se destaca tanto no chat quanto no ambiente como um
    balão de fala, então seu grupo não tem como não ver. Se você estiver
    trabalhando com um bom tanker, ele vai reagir imediatamente e vai tentar
    puxar os mobs de você.

    Priests » Se as coisas estiverem ficando feias e você estiver beirando a
    morte, use um Power Word: Shield em você mesmo PRIMEIRO, e depois chame
    por ajuda. Depois use um HoT ou 'Binding Heal' enquanto o tanker tenta
    puxar os mobs de você. Você pode ainda melhorar o seu macro de ajuda,
    para que você chame por ajuda e simultaneamente use o PW:S em você
    mesmo.
    /helpme
    /s On me!
    /cast [group, combat, target=player] Power Word: Shield

    2. Vá em direção ao tank. Vá ao encontro do main tank ou off tank.
    Quanto mais perto você estiver dele mais rápida será a sua reação ao
    aggrar os mobs que estão em você.

    3. Reaja da forma certa. Priests e Druids tem umas opções de pânico pouco espertas onde a ajuda não chegará na hora certa.

    Priests » Enquanto você estiver indo em direção ao tank ou off tank, use
    o seu 'Fade' spell. Isso irá reduzir temporariamente o aggro que você
    acumulou (assim como o aggro que você irá acumular) por 10 segundos,
    permitindo que o tanker tenha tempo para gerar aggro para o mesmo mob.
    Fade pode lhe livrar instantaneamente de um mob ou dois, o que é
    importante para você se posicionar próximo ao tanker, dando a ele uma
    oportunidade melhor de aggrar os mobs para ele. E isso significa que
    você pode voltar a healar. Lembre-se, Fade é o seu melhor amigo. Use-o!

    Priests » Assim que você alcançar o tanker, se os dois (você e ele)
    precisarem de um heal, use o seu 'Binding Heal' spell (disponível no
    level 64). Este spell é perfeito para esta situação, já que ele gera
    menos threat do que seus outros heals e vai curar você e o tanker
    simultaneamente.

    Druids » Se você não conseguir tirar os mobs que estão lhe atacando do
    seu pé e o seu tanker estiver tendo dificuldade em aggra-los, use a sua
    Bear Form. Bear Form lhe oferece muito mais armor do que a sua Tree Form
    ou sua forma normal, além de a habilidade de se healar sem custo de
    mana com o seu 'Frenzied Regeneration' (available at level 36) que pode
    lhe ajudar a regenerar a saúde perdida. Você irá usar frequentemente uma
    quantidade considerável de mana para mudar de forma, então se manter
    nesta forma pode ser beneficial enquanto você recupera alguma mana e
    possivelmente um pouco de saúde. Mas não se esqueça, sua raid precisa do
    healer de volta assim que a situação ficar sob controle novamente.

    Druids » Outra boa opção é 'Barkskin'. Este auto-buff (disponível no
    level 44) reduze o dano recebido em 20% e permite que você use qualquer
    spell sem ser interrompido ( o que é perfeito para heals longos como
    'Healing Touch' e o heal de grupo canalizado, 'Tranquility'). Entretanto
    veja que todos os spells não instantâneos levam 1 segundo a mais para
    dar cast.

    Ambos » Se todo o resto falhar, use uma healing potion. Isto é um
    excelente último recurso para prevenir que sua vida (assim como sua mana
    restante) sejam gastas. Além do que, você tem que ter certeza que você
    está carregando um bom número de poções do maior nível para que você
    possa usar. Estas podem ser obtidas de graça em drops de diferentes
    lugares do mundo ou podem ser adquiridas na Auction House.

    Trabalho em Equipe

    10. Dê sugestões aos outros (com tato)
    Começar a ser um healer efetivo começa com você. Mas isso não termina
    ai. Todos os membros da party, desde tankers até dps, podem ajudar na
    sua eficiência em healar. Geralmente players não sabem que eles estão
    fazendo algo (ou não fazendo nada) que está prejudicando sua habilidade
    de healer.

    DPS desregulados. Por exemplo, se você perceber que está gastando grande
    parte da sua mana curando repetidamente o mesmo player, rogue ou hunter
    ou qualquer outro para que o mesmo não morra, mande um whisper para o
    player. Ele provavelmente não entende que isto está prejudicando a sua
    eficiência e pondo a raid em perigo. Faça com que ele perceba que eles
    todos têm que fazer um esforço para diminuir o seu dano. Explique que é
    melhor para todos quando o tanker mantem o aggro. Seus heals são mais
    eficientes quando healam somente ao tanker. Sugira para que eles limitem
    seus danos maiores e suas e suas habilidades para o fim da luta.

    Se o player não for receptivo com a sua sugestão ( como em muitas vezes
    ele não são, já que preferem ficar no topo do Damage Meter, ao invés de
    ser um membro da equipe), simplesmente deixe que ele morra. Devido a
    mortes repetidas e repairs bem caros, provavelmente o player irá
    aprender da forma mais difícil que cooperação é necessária quando
    estamos em um grupo com outras pessoas.

    Tankers tímidos. Sim, isso pode acontecer, você pode achar um tanker
    tímido, ou talvez ele tenha medo de fazer algo errado por ser
    inexperiente, ou até mesmo você pode achar que ele não está fazendo o
    seu trabalho de tirar os mobs de você. De qualquer forma, talvez os seus
    gritos por ajuda podem não ser respondidos. Faça com que ele os veja. O
    tanker pode ser um iniciante e pode não saber como servir bem ao grupo,
    sugira que ele use um taunt seguido por algumas habilidades que geram
    threath alta, sempre que você precisar de ajuda.

    Loucos desvairados. Ocasionalmente você encontrará players que, por
    quaisquer razão, decidem correr pela instance como loucos desvairados.
    Infelizmente, isso não nos dá muito tempo para traçar uma estratégia
    antes dos ataques. E pior, você irá ficar desprovido de mana muito
    frequentemente enquanto você tenta tomar algumas poções e manter-se
    junto ao grupo. Você irá descobrir que o seu grupo está sob um ataque
    intenso quando ainda estiver longe ressando alguem que ficou para trás.

    Não fique tímido, avise os membros do grupo que você precisa recuperar a
    sua mana. Use o ‘/oom’ (Out of Mana) emote para dar a eles um aviso
    audio-visual toda vez que você precisar parar para tomar uma poção ou
    algum líquido para recuperar a sua mana. A maioria dos players, até
    mesmo os metidos a serem os BONZÕES, lhe darão tempo para recuperar sua
    mana quando você pedir.

    Tenha sempre em mente que isto não é uma via de mão única, você precisa
    deles da mesma forma que eles precisam de você. Seja capaz de aceitar
    críticas dos outros, se você realmente estiver lendo este guia, você tem
    um desejo genuíno de melhorar a forma como joga. Ouça ao que os outros
    têm a lhe dizer, você ficará surpreso quando e onde você ouvir algo que
    poderá ser útil e que realmente lhe ajudará a realmente melhorar seu
    jogo.

    11. Dê assistência a sua party

    Como o healer principal, você é uma parte integral do grupo, mas não
    fique ligado apenas no heal, exitem outras coisas que você pode fazer
    para ajudar mais ainda o seu grupo.

    Use poções de mana. Como foi dita antes, sua mana é a linha de vida do
    seu grupo, sua e de todos. Quando você fica sem mana, você não pode
    curar ninguém, portanto sempre tenha uma boa quantidade de poções de
    mana com você. Se você for um Alchemist, adquirir elas poderá ser bem
    prático, mas se não for, geralmente você poderá acha-las na Auction
    House, apesar do que elas podem ser caras. Ou talvez você conheça alguem
    que seja um Alchemist, pode ser que ele não se importe em lhe dar
    algumas poções extras de mana, não mata se você perguntar.

    Avise aos outros quando você estiver OOM. Eventualmente sua mana irá
    acabar e você ficará incapaz de curar ninguém. É de sua responsabilidade
    avisar o grupo todo. Use uma hotbar com um macro com o ‘/oom’ emote.
    Isto irá enviar uma mensagem audio-visual para todos de que a sua mana
    está baixa. Os players irão ver isso e saberão que eles terão de dar um
    pause nos ataques para poder permanecerem vivos, deixando somente o
    tanker bater para que seja mais fácil você recuperar a mana e não por
    mais ninguém correndo risco. E se você não os avisar eles vão ficar
    esperando um heal que nunca chegará.

    Ajude o tanker. Use a tecla de ajuda (a tecla F) enquanto você está com o
    tanker como alvo e você irá imediatamente mirar no alvo que ele está
    mirando. Isso o ajudará a ter uma forma rápida e fácil de causar
    qualquer dano suplementar que você queira. E já que o main tanker
    exagera ao aggrar um mob, causar este dano será uma forma segura de
    ajudar a ele.

    Use os DoT spells cuidadosamente. As outras classes podem querer fazer
    crowd-control (CC) em um mob (rogues usando 'Sap' e mages usando
    'Polymorph' são duas formas comuns de CC). Se o mob tiver um DoT spell
    nele, irá quebrar o efeito, então se você quiser usar um DoT spell,
    coloque num mob que está sendo atacado por outros players. E se os mobs
    estiverem caindo rapidamente nem se preocupe com os DoT spells – usá-los
    apenas irá consumir toda a sua reserva de mana.

    Preste bastante atenção à estratégias especiais. Grupos familiarizados
    com um certa instance irão frequentemente usar uma estratégia específica
    antes de partir para a luta. Preste bem atenção e use todas as suas
    forças para ajudar na estratégia. Por exemplo, se um mage está
    planejando fazer um area-of-effect (AoE) spell que pega muitos mobs de
    uma vez só, fique pronto para ajuda-lo com um shield ou uma série de
    heals rápidos. Muito similar a isso é um rogue que está tentando usar um
    ‘Sap’em um alvo que está rodeado de outros mobs, seja rápido em
    ajuda-lo. Caso o ‘Sap’ falhe, ele poderá se tornar o alvo de vários mobs
    e precisará de um heal rápido, especialmente se ele ficar preso com uma
    root ou ficar em stun e não consiga sair de sua posição.

    12. Reviva os companheiros mortos

    Priests e Druids tem um spell para ressuscitar seus companheiros mortos.
    Cada um tem a sua vantagem, mas o 'Ressurection' spell do Priest tende a
    ser melhor do que o 'Rebirth' spell do Druid quando falamos de
    utilidade. Vamos dar uma olhada melhor em cada um deles.
    Resurrection (priest) é utilizando quando está fora de combate. Enquanto
    o spell gasta muita mana, não tem cooldown, isto significa que você
    poderá ressuscitar quantos players forem precisos numa batalha difícil,
    um por um. Veja que cada player voltam a vida com quase 1/5 de sua
    Health/Mana e continuar restaurando a saúde da sua party é muito
    necessário.

    Rebirth (druid) é o único tipo de ressurreição durante combate no jogo.
    Isto significa que você está livre para ressuscitar qualquer player que
    caia no meio da batalha, com tanto que você tenha mana o suficiente (e o
    spell gasta bastante). O Player irá voltar a vida com mais ou menos
    metade da sua Health/Mana, por ai. Este spell pode causar uma grande
    diferença durante uma batalha difícil.

    Entretando, ‘Rebirth’ tem duas desvantagens significantes. Primeiro, ele
    tem um cooldown de 20 minutos. Isto previne que você reviva mais que um
    player em uma batalha custosa. Então se você for o único a sobreviver
    em um wipe, tenha certeza de ressucitar algum Shaman, Paladin ou mesmo
    um Priest, já que qualquer um deles poderá usar o seu próprio spell para
    ressucitar o resto da party. Segundo, ‘Rebirth’ exige um reagente para
    ser usado. Se você esquecer de ter ele com você ou se você ficar sem
    durante a luta, você não poderá usar o spell. Veja que todas as grandes
    cidades e muitas vilas têm o reagent vendor.

    Buffs & Debuffs

    13. Buff sua party inteira

    Ambos Priests e Druids tem buffs excelentes para usar neles mesmos e nos outros membros da party:

    Power Word: Fortitude (fort) - Priests têm esse buff, o qual
    essencialmente aumenta os hit points de qualquer um por 30 min. Todas as
    classes podem usar este buff.

    Mark of the Wild (MotW) – Druids usam este buff extremamente potente, o
    qual aumenta o armor e todos os cinco stats do player por 30 min. Em
    níveis mais altos, ele pode também melhorar a resistência dos players
    para magia, todos são beneficiados por este buff.

    Divine Spirit (DS) – Os Priests que gastaram ao menos 21 pontos em
    Discipline podem utilizar este buff para aumentar o spirit dos players,
    ele dura 30 minutos. Novamente, todos podem ser beneficiados com este
    buff, principalmente os que usam spells.

    Thorns - Druids devem limitar este buff para classes melee, que lutam
    corpo-a-corpo com os mobs. Isto causa uma pequena quantidade de dano
    para os atacantes que estão próximos. Como o healer principal, não é
    necessário usar este buff em você mesmo.

    Shadow Protection - Priests podem ajudar a proteger eles mesmos e os
    membros de seus grupos de mobs que usam spells como shadowbolts e
    similares. Shadow damage geralmente aparece em roxo, se você não tiver
    certeza dê uma olhada no seu combate log para saber o tipo do dano que o
    mob causou.

    Os três primeiros buff listados acima melhoram a sobrevivência de
    qualquer player que o está utilizando, e melhor sobrevivência significa
    um grupo bem sucedido. Então fique atento ao monitorar estes buffs,
    quando estiverem faltando apenas 4-5 minutos para que eles acabem, peça
    ao grupo para dar uma pausa para fazer um “rebuff”, se não der e você
    tiver mais healers no grupo, peça que somente o tanker fique no ataque e
    que outro healer fique de olho nele enquanto você rebuffa a todos os
    outros, depois volte ao seu posto revezando com todos a hora do rebuff. E
    lembre-se os pets podem usar buff também.

    Quando você chegar a níveis mais altos, você será capaz de aprender uma
    versão grupal destes buffs. Um cast da versão grupal destes buff irá
    buffar toda a party por 60 min, desde que eles estejam ao alcance deste
    spell e se você estiver o reagente necessário. Priests irão aprender
    Prayer of Fortitude (level 48) e Prayer of Shadow Protection (level 60),
    enquanto Druids irão treinar para o Gift of the Wild (level 50). Todos
    estes spells costumavam ser aprendidos por livros, mas os seus ranks
    mais baixos estão disponíveis em seus treinadores.

    14. Peça por buffs úteis

    Não tenha medo de pedir buffs de outros membros da party. A maioria dos
    players irá usá-los neles mesmo e em você logo após começarem o grupo,
    mas algumas vezes eles esquecem, então não seja tímido, peça mas seja
    gentil, ou poderão lhe entender errado.
    Então aqui vão alguns buffs úteis para healer principais.

    Soul Stone - Warlocks têm a habilidade de criar uma ‘Soul Stone’ a
    partir de uma Soul Shard. Este é um item especial que o warlock poderá
    usar em para buffar qualquer player, dando a ele a habilidade de se
    auto-ressuscitar no período de 30 min. Então, este buff dá ao seu grupo
    uma segurança a mais, sendo sempre bom ser usado no Tanker e no main
    Healer. Se a sua party levar um wipe você poderá ressuscitar e usar os
    seus spell de resser nos outros membros, mas não fique super confiante.
    As Soul Stones só pode ser usadas pelos warlocks a cada 30 minutos. Em
    outras palavras, se você morrer 5 minutos após ela ter sida usada em
    você, serão precisos de mais 25 minutos até que ele possa usá-la
    novamente.

    Warlocks experientes vão usa-la em você sem que você tenha que pedir.
    Mas os inexperientes pode até usa-las neles mesmos ao invés de você. Não
    fique com raiva, ao invés, muito sutilmente explique para eles que é
    mais beneficial para o grupo todo se for você que estiver buffado com
    ela, já que você poderá ressar os outros players depois.

    DICA: Como Druid, somente peça uma Soul Stone buff se você for a única
    classe no grupo com a habilidade de reviver os outros. Se não for assim,
    as Soul Stones são muito mais úteis quando usadas em Priests, Paladins
    ou Shaman devido ao spell de ressucitar sem restrições deles.

    Arcane Intellect - Mages podem garantir aos outros o 'Arcane Intellect'
    que dá um aumento significativo ao seu intellect. Isto essencialmente
    garante a você mais mana para usar nos seus heals, também levemente
    aumenta sua chance de conseguir um critical effect de qualquer spell que
    você use.

    Free Water – Saiba que os Mages também podem conjurar água para você
    beber entre as batalhas. Isto lhe dá uma fonte livre de regeneração de
    mana, então não tenha medo de pedir de um Mage algumas destas.

    Blessing of Wisdom – Paladins têm este 10-30 minutos buff que lhe
    garante um bom aumento na sua regeneração de mana. Mas você poderá ter
    apenas um Blessing por Paladin em você por vez.

    Blessing of Salvation - Paladins têm este 10-30 minutos buff que
    reduzirá a threat causada por você em 30%. Isto é ideal se você estiver
    atraindo muita atenção dos mob. Mas você poderá ter apenas um Blessing
    por Paladin em você por vez.

    Blessing of Kings - Alguns Paladins (dependendo dos seus talentos) podem
    ter este spell que aumente seus stats totais por 10% durante 10-30
    minutos. Isto lhe dará um aumento significante em todos os seus stats,
    spirit and intellect. Mas você poderá ter apenas um Blessing por Paladin
    em você por vez.

    15. Remova negative buffs

    Buff negativos (também chamados debuffs) como diseases, poisons, curses e
    magical effects (como Polymorph e alguns DoT spells) podem ser
    removidos por healers principais.

    Os Priests podem usar o spell 'Cure Disease' (e mais tarde o 'Abolish
    Disease') para remover diseases de jogadores. Eles também podem usar
    'Dispel Magic' para remover magical debuffs, o que é uma grande
    ferramenta.

    Os Druids pode remover curses com o 'Remove Curse' spell, e pois effects
    podem ser eliminados com o 'Cure Poison' (e mais tarde o 'Abolish
    Poison').

    OBS: Algumas outras classes também podem remover debuffs. Paladins podem
    remover poison, disease e magical effects; Shamans podem remover poison
    e disease; Mages podem remover curses. Não doi pedir a alguem destas
    classes para ajuda-lo a remover um debuff, principalmente se isso
    significar preservar a sua mana para curar.

    Para o Priest

    16. Limite seu uso de Shadowform

    Se você for um ShadowPriest, limite o uso de seu 'Shadowform' em grupos
    em que você não é o healer principal. Shadowform é usado para causar
    dano, não para curar. Alguns players poderão até sair da party se você
    gastar a maior parte do seu tempo na sua Shadowform enquanto em grupo.
    Enquanto formas limitadas de healing (com 'Vampiric Embrace') são
    possíveis na sua Shadowform, os seus heals principais não podem ser
    utilizados de forma alguma. Então ao invés de ficar nesta briga entre
    suas aptidões como cura e dano, focalize-se somente em curar e deixe os
    rogues e mages fazer o estrago.

    17. Use Psychic Scream espaçadamente

    'Psychic Scream' (PS) é maravilhoso para solar e PvPs. Entretanto,
    deverá ser usado espaçadamente quando em grupo, ou você é o healer
    principal ou não é. Porque o PS mira mais de um mob e não dá a você a
    chance de controlar qual mob será mirado, isso poderá seriamente
    comprometer o combate melee dos outros membros do grupo. Ou pior, os
    mobs fugitivos poderão atrair mais mobs e criar um pesadelo de ataques
    ao seu grupo, então use o PS com muito cuidado.

    18. Use o PW:Shield quando realmente for preciso

    'Power Word: Shield' (PW:S) é um dos mais poderosos spells do arsenal de
    um Priest. Contudo, alguns priests usam o seu spell inapropriadamente,
    sem ao menos perceber o seu erro. Vamos dar uma olhada na forma correta
    de se usar este spell contra a forma incorreta.

    Forma Correta #1: PW:S é melhor utilizado para salver o seu alvo quando
    você não tem tempo o suficiente para dar um heal nele. O shield irá
    provavelmente lhe dar alguns segundos para usar um heal potente,
    salvando portando o seu alvo.

    Forma Correta #2: Outra forma correta de se usar o PW: S é aplica-lo ao
    tanker logo antes dele entrar em combate. Isto dará a chance ao tanker
    de absorver os primeiros hits, e quando ele começar a levar dano você já
    terá recuperado a mana que foi usada para dar o shield a ele.

    OBS: No passado, usar o PW: S em um tanker antes dele entrar em combate
    era um grande erro. PW: S costumava prevenir a geração de rage para
    warriors na forma defensiva. Contudo, a geração de rage foi normalizada
    em um patch recente e agora o PW: S pode ser usado sem problemas e sem
    preocupações aos warriors.

    PW:S também é usado para ajudar os cloth-wearers (os que usam Cloth)
    devido a fragilidade que eles têm. Muitos Priests irão usar este spell
    neles mesmos antes de eles fazerem um AoE planejado anteriormente, como
    por exemplo o 'Blizzard' ou 'Arcane Explosion' dos Mages. AoE spells
    causam uma boa quantia de threath. Em poucos momentos vários mobs
    atacaram o player, então PW: S faz um excelente trabalho de prevenir
    grandes danos em classes de sobrevivência baixa.

    PW:S garante tempo e sobrevivência no começo de uma luta. Estas são os seus fortes, mas aprenda a reconhecer as suas fraquezas.

    Forma Incorreta: Usar o PW: S sem moderação para prevenir danos, ao
    invés de usar healing spells para curar um alvo lesado por dano, pode
    parecer uma boa ideia, mas é extremamente ineficiente.

    PW:S é um dos spells de combate que gastam mais mana no arsenal de um
    Priest. Além disso, não irá prevenir nem 1/3 do dano do que se você
    curasse o player pelo mesmo custo de mana. Cada vez que você usar o PW: S
    você estará usando a sua mana preciosa, que poderia ser melhor gasta
    curando o player.

    Conclusão: PW:S deverá ser usado para prevenir a morte. Ele poderá ser
    usado estrategicamente para maximizar a eficiência da sua mana, mas é
    muito caro, que não ajudará em nada nos seus esforços futuros. O seu uso
    é poderoso, mas limitado. Enquanto o seu propósito é de ser usado em
    necessidades, não a vontade.

    19. Use a sua wand, não nukes

    Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano suplementar é ruim por dois motivos:

    1. Os seus spells irão gerar muito agro (e você não quer atenção quer?)

    2. Eles irão gasta uma mana preciosa, que você vai precisar para curar quando necessário.

    Então se você puder ter o luxo de ajudar o seu grupo causando algum dano
    (se você estiver lutando contra mobs mais fracos que você não precise
    healer o tempo todo), considere usar a sua wand. Se você estiver lutando
    contra mobs muito fáceis, você poderá até usar alguns spells para
    agilizar a batalha, mas fique com os spells que custam menos mana, e
    deixe os seus nukes para o “golpe final”. Isso se você sequer tiver a
    chance de usa-lo.

    CUIDADO: Wands geram um global cooldown para todos os seus spells. Se
    você estiver no meio de um ciclo, você poderá perder até 1,5 segundos
    antes de poder usar qualquer heal necessário. Com isso em mente, quando
    as coisas começarem a ficar feias, NÃO USE sua wand ou faça qualquer
    dano para ajudar. Neste ponto, focalize-se somente em manter sua party
    viva.

    Para o Druid

    20. Limite o seu shapeshifting

    Se você estiver em um grupo, como o healer principal mantenha-se na sua
    Tree Form, ou até em forma nenhuma. Afinal, você não poderá curar se
    você estiver na sua Bear ou Cat Form. Os membros do seu grupo poderão
    ficar nervosos se você começar a mudar de forma o tempo todo durante a
    batalha. Então limite isso e fique somente no que lhe compete como
    healer, use a Bear Form somente quando estiver sob forte ataque.
    Similar a isso, se você for um balance Druid, reserve o seu Moonkin form
    para trabalhar solo ou quando estiver em grupo onde você não é o main
    healer. Mookin é uma forma que gasta muita mana e que não permite o uso
    de nenhum healing spell.

    21. Use alternativas para nukes

    Usar nukes (spells que causam dano muito alto) para dar um dano
    suplementar como um healer é tanto arriscado como caro em termos de
    mana. Mas diferente dos Priests, os Druids não pode usar uma wand (ou
    qualquer outra arma de distancia). Isso faz com que seja mais difícil
    para os Druid para causar um dano suplementar para ajudar o grupo
    enquanto preserva a sua mana pool. Felizmente existem opções.

    Experimente usar a sua arma. A maior desvantagem para essa tentativa é
    se você ficar no centro da batalha, quando você aggrar algo e o mob for
    para você imediatamente, lhe dando menos tempo para reagir. Mas do lado
    bom, o tanker não precisará ir longe para ajudar você. Tenha sempre em
    mente que sua arma poderá gerar mais aggro do que você agüenta. Se você
    perceber que está gerando muito aggro (o que pode acontecer com uma 2H –
    weapon), considere usar uma arma de nível mais baixo ou uma 1H.

    Outra forma de causar dano suplementar é usar spells de ranks mais
    baixos. Enquanto este método lhe ajuda a manter a distância, ele poderá
    gastar mais mana do que você quer. Então experimente alguns com ranks de
    mana eficientes como o 'Starfire' e DoT spells como 'Moonfire' e
    'Insect Swarm' (disponível com os talentos). Comece com ranks que são
    pelo menos 3 vezes mais baixos do que o seu atual e depois decida se
    você precisa usar um ainda menor ou pode usar um maior. Lembre-se, ranks
    mais baixos significam custos mais baixos e danos mais baixos também, o
    que o ajuda como um healer.

    Para fechar

    22. Dobrando as regras

    Como todas as regras, muitas destas aqui podem ser dobradas ou quebradas
    quando a situação nos permite ser um pouco mais criativos e
    espontâneos. Mas no mais, se você quiser ser o tipo de healer que os
    outros vão adorar ter em seu grupo, siga os conselhos aqui dados. Eu
    prometo que seus esforços não serão em vão.

    23. Nota do autor

    Eu amo variedade. Conseqüentemente, eu sou um dos poucos players a jogar
    regularmente com todas as nove classes. Este guia foi inspirado em
    minhas próprias experiências como healer principal, assim como main
    tanker ou main dps com healers menos experientes. Dois dos meus dez 60+
    chars são Priests: um Shadow, o outro Holy – Ambos estão chegando ao seu
    level 70.

    Ativamente jogando com as nove classes e fazer vários grupos têm me dado
    um visão única dentro das dinâmicas das classes. É bom saber nossos
    fortes e nossas fraquezas. Mas sabendo como seus fortes e suas fraquezas
    funcionam juntamente com as habilidades das outras oito classes é uma
    benção, especialmente para healers.
    Então se quiserem realmente entender como tudo funciona procure jogar e aproveitar tudo de cada classe. Divirta-se! Cool
    Creditos:Breanni


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      Data/hora atual: 12/4/2016, 13:21